SERVIÇOS


PLANO DE MANUTENÇÃO, OPERAÇÃO E CONTROLE – PMOC


Em 28 de agosto de 1998 o Ministro da Saúde, José Serra, decretou a Portaria 3523, determinando que todo estabelecimento de uso público e coletivo, climatizado artificialmente, que contenha sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (60.000 btuhs) deve possuir um PMOC sobre os aparelhos de ar condicionado.

Esta portaria exige a manutenção dos aparelhos de ar condicionado, determina procedimentos de limpeza e manutenção da integridade e eficiência dos componentes dos sistemas de climatização.

Este processo destina-se a manter a qualidade do ar interior do espaço condicionado, controlando variáveis como a temperatura, umidade, velocidade, material particulado, partículas biológicas e teor de dióxido de carbono (CO2).

Na manutenção preventiva são realizadas as rotinas de higienização dos componentes do sistema de ar condicionado, proporcionando um aumento do rendimento do mesmo, prolongando a vida útil do equipamento, bem como do compressor, redução do consumo de energia além de evitar a formação de fungos, mofos, bactérias e ácaros que provocam doenças respiratórias.

Lembrando: “Mais vale uma boa preventiva a uma desesperada corretiva”.